VELHOS AMIGOS

  • 24/03
  • Crônicas
  • Nelson Moraes

      Dois amigos que não se viam há muito tempo, reencontraram-se. Conversando, descobriram que tinham algo em comum, haviam-se convertido ao Espiritismo. Seixas, o mais entusiasmado, deslumbrava o amigo com suas narrativas sobre suas experiências na Doutrina Espírita.
     – É, meu caro Antonio, graças a Deus descobri a luz que me faltava! Desde então tenho dedicado minha vida ao enriquecimento do espírito.
     – Que bom! – Exclamou Antonio.
     – Sabe, – continuou Seixas – ainda ontem participei de um Simpósio Espírita! Adorei os temas discutidos, alguns pesquisadores falaram sobre a comunicação dos espíritos através de aparelhos eletrônicos. É a ciência tentando confirmar a vida eterna. Você deveria estar lá.
   – Eu gostaria muito. Mas mal tenho tempo para estudar, só o faço tarde da noite.
   – É uma pena Antonio, você deveria investir na luz do conhecimento, eu já fiz vários cursos de espiritismo promovidos pelas mais renomadas Instituições! Participei de muitos congressos, inclusive de um internacional com a presença de oradores famosos e renomados do nosso movimento.
   – Você tem razão, é pena que meu tempo é tão pouco. – lamentou Antonio. 
   Seixas continuou...
   – A semana que vem vou participar de uma excursão cultural espírita! Vamos até a França visitar o túmulo de Allan Kardec! Mal posso esperar para conhecer de perto os lugares onde o nosso emérito Codificador cumpriu sua missão.
   – Que bom! Fico feliz em saber do teu empenho e da tua dedicação.
   – O mês que vem vou participar de uma reunião de dirigentes espíritas. Já analisei os temas que vão ser discutidos e todos me interessam. Por isso, faço questão de estar presente. Por que você não vem? Seria ótimo!
   – Bem que eu gostaria, mas não posso. Tenho muito o que fazer.
   – Olha meu caro Antonio, eu não tenho nada com a sua vida, mas você deve saber que do lado de lá, não poderá alegar que não teve tempo. Quem quer, sempre arruma tempo. Afinal de contas, o que você faz que lhe causa tantos impedimentos?
   – Sabe Seixas, quando eu comecei a estudar as obras da codificação, em pouco tempo descobri a maravilha que envolve a nossa natureza espiritual, compreendi as leis sábias e justas, às quais estamos submetidos e que o trabalho na caridade é o maior recurso de ascensão espiritual, então resolvi agir. Há alguns anos, eu e alguns amigos, criamos um grupo de trabalho onde começamos a atender os sofredores do caminho, socorrendo-os e esclarecendo-os com a mensagem consoladora da Boa Nova. Graças a esse trabalho, conseguimos arregimentar colaboradores que nos ajudaram a fundar um orfanato numa região muito carente, onde cuidamos de uma centena de crianças. Desde então, estou na direção dessa obra, isso me toma todo o tempo. A manutenção do pão para as crianças até que não é difícil, pois existem corações generosos que nos ajudam. É na hora de distribuir amor para essas crianças que encontro maiores dificuldades, pois nem todos que colaboram nessa área estão preparados suficientemente, quem sabe você, com tanto conhecimento, poderia nos ajudar?
    Naquele momento Seixas foi acometido de um acesso de tosse... tossiu... tossiu... tossiu... e, depois de vencer o pigarro, disse ao amigo:
   – Sabe Antonio... bem que eu gostaria, mas minha vida está voltada a tantos compromissos que não me sobra tempo para nada. Por falar nisso... preciso ir, tenho um encontro importante daqui a alguns instantes, não posso retardar-me... prazer em revê-lo meu caro Antonio!
     Após dizer adeus ao amigo, partiu em passos ligeiros...

Nelson Moraes